-
Arquitetos: Ross Barney Architects
- Ano: 2018
-
Fotografias:Kendall McCaugherty, Hall+Merrick Photographers
-
Fabricantes: Alliance Metal Products, Arcorp Structures, CastConnex, Danpal, Landscape Forms, Omni Ecosystems, SmartLam, Unilock, Western Structures
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo McDonald's de Chicago celebra a simplicidade e a autenticidade duradouras da empresa, recebendo os moradores e visitantes em um local de encontro lúdico e informal no coração da cidade. O terreno faz parte de um quarteirão, a poucos passos da Michigan Avenue, ocupado desde 1985 pelo icônico "Rock and Roll" McDonalds, que enfatizava os serviços drive-through. O novo projeto reequilibra o trânsito de pedestres criando um oásis na cidade onde as pessoas podem comer, beber e se encontrar. O espaço verde é expandido em mais de 400%, produzindo uma nova comodidade semelhante a um parque em uma área densa da cidade.
Uma cobertura generosa une visualmente o restaurante em um único volume. Por baixo deste “grande telhado”, as áreas de refeições interiores, contidas numa caixa de vidro, estão conectadas aos espaços exteriores. A nova cozinha reutiliza a estrutura da loja anterior criando, além dela, uma segunda caixa de concreto. A sala de jantar possui um jardim com samambaias e bétulas brancas flutuando sobre uma "rua" digital. Deste ponto de vista, os usuários podem experimentar a paisagem do entorno.
Nas mesas compartilhadas com carregadores sem fio, “tapeçarias” de plantas vivas melhoram a qualidade do ar interno e fornecem um pano de fundo de gradientes verdes. Surpreendentemente, no telhado da cozinha adjacente, existe uma fileira de macieiras cultiváveis que pode ser vista através de uma janela alta, contando uma história sobre o futuro da agricultura urbana e a utilização de espaços frequentemente subutilizados.
O compromisso corporativo do McDonald's com a sustentabilidade está no centro do novo projeto do restaurante. O sistema estrutural, madeira laminada cruzada (CLT), será o primeiro uso comercial em Chicago e tem um impacto ambiental menor se comparado com concreto e aço. A cobertura com painéis solares irá capturar a energia do sol, suprindo parte das necessidades de consumo da edificação. Em todo o projeto, a pavimentação permeável é usada para reduzir o escoamento de águas pluviais e o efeito de ilha de calor. A edificação foi projetada para atingir o desempenho LEED Platinum.